sexta-feira, 3 de maio de 2013

Voltar à escola

E por uns segundos, voltei a ter 10 anos e senti-me pequena outra vez...
Voltei hoje ao ciclo.
Voltei à minha escola, há anos que não entrava ali. Nunca me disse muito aquele sítio, aliás foi das escolas que menos gostei.
Desta vez entrei pela porta dos adultos, ou seja dos professores e deste vez como encarregada de educação e não como aluna.
Nem sei o que hei-de chamar àquilo que senti quando entrei lá, um misto de nervosismo, misturado com boas e más recordações.
Um pátio que naquela altura me parecia imenso, tornou-se hoje mais pequeno, lembranças das inúmeras quedas, de jogos de elástico, de confidências às amigas, de inocência.
Aqueles intermináveis corredores, com professoras ainda de bata branca... a Dona Elisa, socorro, encostem-se todos à parede, hirtos, firmes e em silêncio, senão agarra-nos pelos cabelos ou pelas orelhas...
O mesmo cheiro, o cheiro de miúdos...
Não reconheci nenhum dos professores ou contínuos...
Uma escola que me passou ao lado, que me deixou lembranças de miúdos "grandes" a apalpar as miúdas... de professores parvos.
Mas eu tive uma grande vantagem, era filha da professora de matemática, adorada por alunos gigantes e professores.
Hoje olhei para aqueles miúdos mínimos, para aquelas escadas de pedra, para aquela selva e senti medo, pela minha M.B., "ai estas escadas, se ela cai daqui", "ai, estes miúdos, muito maiores que ela, se lhe batem"!
O ciclo foi a selva, mas sobrevivi, mas tinha uma grande vantagem, ser filha de quem era!!!!
Vou ter de propagar aos 4 ventos de quem a minha filha é neta, mas principalmente vou ter de a preparar para aquela selva...
E ser mãe é ter medo, ter medo de tudo.
Ter medo que não sejam felizes, ter culpa, tentar ser a melhor mãe, passar todos os valores.
E eu já estou em pânico, aqui não há escolas privadas, aqui só há escolas públicas, onde todas as classes se juntam, no meu tempo, todos nos dávamos bem e esse convívio foi essencial para a minha educação.
Mas esses eram outros tempos, agora tudo é diferente, e eu tenho medo.
Hoje voltei à escola, para comprar os impressos para a inscrição da M.B., para a primária e não ainda para o ciclo, mas tive medo.
Mas quando saí de lá, fiz o caminho a pé, aquele que costumava fazer, voltei a ser pequena e senti que afinal pode ter sido uma ótima decisão...

Sem comentários:

Enviar um comentário